Vereadores de Ituporanga definem membros das comissões

A primeira sessão do Legislativo de Ituporanga, realizada na segunda-feira, 04, foi marcada pela formação das comissões que serão responsáveis pela análise dos projetos que passam pela casa durante o ano. Ao todo  são seis comissões: de Ética; de Educação cultura esporte e turismo; de  saúde assistência social e meio ambiente; de obras, serviços públicos e atividades privadas; de  finanças e orçamento e  de constituição justiça e redação. De todas a única que não teve consenso na formação foi a de  finanças e orçamento.

De acordo com o presidente da casa vereador Adriano Coelho (PP), o trabalho das comissões é de suma importância para o cumprimento de uma das finalidades do legislativo que é fiscalizar. “Por conta da importância do trabalho, nesse ano vamos cobrar efetivamente o encontro de cada uma das comissões e um estudo mais apurado de cada um dos projetos que passarem pela câmara”, pontua Coelho.

Para a escolha dos membros de cada comissão, o presidente da casa acrescenta que foi respeitada a proporcionalidade partidária das bancadas. “Os nomes para cada comissão foram definidos em reunião realizada antes da sessão, porém na hora da votação, houve divergência com relação aos membros de uma delas, a comissão de finanças e orçamento e achamos por bem deixar a definição para quarta-feira, 06”, relata.
Além da formação das comissões (confira relação abaixo), os vereadores iniciaram os trabalhos legislativos com a apresentação de indicações, moções e pedidos de informação ao executivo. Na avaliação do novo presidente da casa, os vereadores começaram, já na primeira sessão mostrando trabalho. “Quem é situação defendeu o executivo,  quem é oposição já começou buscando fiscalizar. E é isso que eu espero nesse ano, muita investigação, muito trabalho muita dedicação”, ressalta.

Presidente quer dar agilidade aos trabalhos
Além de novo presidente para comandar as atividades no Poder Legislativo, o ano de 2019 inicia também com alterações no quadro de funcionários da casa. Com o concurso público que foi recém realizado, haverá a estréia de algumas pessoas que não estavam na equipe e foram aprovados como agentes legislativos. “ Espero muito respeito e dedicação.  O intuito é trabalhar de uma forma onde possamos mostrar o máximo de transparência não só com a transmissão das sessões, mas em cada compra, em cada contratação de mão de obra pra pequenos serviços dentro da câmara. Nosso objetivo é  tentar mostrar e dar o exemplo porque a sociedade quer isso e dar exemplo também ao executivo de como faz uma gestão do legislativo para que a sociedade possa ter conhecimento e nos acompanhar também e  nos fiscalizar”, explica Adriano Coelho (PP), presidente da câmara.

Além disso Coelho não quer travar as pautas da câmara. “Queremos dar sequencia o mais rápido possível a todos os projetos que forem encaminhados para a casa. É claro que vamos seguir os prazos estipulados, porém queremos dar celeridade ao andamento das tramitações. Até porque as questões que vem pra cá, pelo menos de algum segmento da sociedade tem urgência pra  que aconteçam”, finaliza.

COMISSÕES:
Comissão de Ética:
Presidente: Marcelo Machado
Membros: Mário César Hillesheim e Édio Daniel Fernandes

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Presidente: Édio Daniel Fernandes
Membros: Jaime Roberto  Sens e José Eudes Damann

Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente
Presidente: Mário César Hilleseim
Membros: Rodolfo Stadinik Filho e Diogo Gastaldi

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas
Presidente: Leandro Heizen