100%

Vereadores abrem Comissão Processante para investigar supostas condutas irregulares do  prefeito de Ituporanga

Comissão foi instaurada após vereadores aceitarem requerimento de iniciativa popular que pede afastamento de Osni Francisco de Fragas

Com a presença de um grande público foi realizada na noite desta segunda-feira, 11, a oitava sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Ituporanga. O principal assunto foi o recebimento de uma denuncia de iniciativa popular pedindo o afastamento do prefeito de Ituporanga. O requerimento que foi protocolado na casa durante a tarde, foi apresentado aos vereadores com a leitura na integra durante a sessão e apontou possíveis práticas de infrações político-administrativas por parte do prefeito Osni Francisco de Fragas.

Quem protocolou o documento foi o agricultor Jaci Francisco Momm. No requerimento o ituporanguense, pediu o afastamento do prefeito pelo prazo de 180 dias e também a cassação do mandado eletivo municipal. “O pedido, é amparado pela lei, é formalmente regular e foi admitido pela presidência da casa. Após a leitura da denuncia o pedido de  abertura de uma Comissão Processante entrou em discussão e votação e foi aprovada por 10 votos favoráveis e 1 contrário,  apenas o  vereador Jaime Sens , se manifestou contrário”, explica o presidente da casa Adriano Coelho (PP).

Assim que aprovada a abertura da Comissão Processante que vai investigar possíveis condutas irregulares do prefeito de Ituporanga, por meio de sorteio foram definidos os três membros que irão conduzir os trabalhos. “Como manda a lei, essa comissão é formada por meio de sorteio e depois em comum acordo, foi definido o vereador Marcelo Machado (PP) como presidente, relator Almir Schafer, o Tite do MDB e membro o vereador Jaime Roberto Sens (PSDB)”, relatou o presidente.

A comissão tem prazo de cinco dias para início dos trabalhos, quando o prefeito será intimado e terá 10 dias para apresentar sua defesa. Diferente da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI do Lixo, que foi instaurada no dia 25 de fevereiro com o apoio de todos os vereadores de Ituporanga e que investiga desvio de dinheiro e supostas irregularidades e publico na coleta de lixo na Capital da Cebola, a Comissão Processante aberta nesta segunda-feira, investiga diretamente denuncias que apontam condutas irregulares do prefeito Osni Francisco de Fragas (PSDB).

Câmara de Vereadores de Ituporanga

Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/03/2019 - 12:33:34 por: Erlon Carlos Thiesen - Alterado em: 13/03/2019 - 12:33:34 por: Erlon Carlos Thiesen