100%

Vereadores de Ituporanga sugerem mudanças para a próxima edição da Expofeira Nacional da Cebola

Entre os dia 04 e 07 de abril Ituporanga realizou a maior festa agrícola de Santa Catarina, a 25ª Expofeira Nacional da Cebola. A participação do evento foi prejudicada pela chuva e também pela cobrança com valor elevado dos ingressos, segundo os vereadores da cidade. O assunto foi tema da sessão ordinária realizada na segunda-feira, 08.

O vereador Almir Schaffer, o Tite do MDB, apresentou durante a sessão o abaixo assinado que foi realizado durante a realização da festa. O documento conta com a assinatura de 78 empresários e manifesta indignação quanto a movimentação de visitantes durante o período matutino e vespertino no evento.

Segundo o vereador os expositores das feiras interna e externa cogitam não participar mais da festa caso não seja revista a questão da cobrança de ingressos com valores menores para que as pessoas possam visitar a feira. “Esse assunto já abordei aqui antes mesmo da festa ser realizada, em tentar fazer algo pra mudar os valor dos ingressos para aqueles que querem visitar a festa e para quem quer participar dos shows. Praticamente todas as empresas que estavam na festa assinaram e isso só reforça essa necessidade de que muitas coisas precisam ser revistas”, defendeu o vereador.

Já o vereador Diogo Gastaldi, defende que a Expofeira Nacional da Cebola tenha os shows terceirizados, como forma de baratear os valores dos ingressos.  “Precisaria fechar a arena e terceirizar as atrações artísticas. Outras cidades aqui do Alto Vale já fazem isso, e o ingresso se torna acessível para a população e em algumas vezes até de graça. Prefeitura entra como patrocinador e patrocina quem terceiriza. A empresa poderia começar a vender os ingressos para a próxima festa já agora. Temos que mudar a maneira de fazer a festa da cebola, pra não acabar esse evento”, comentou.

Quem também defendeu mudanças na organização do evento foi o vereador Édio Fernandes (MDB). Para ele seria interessante abrir uma discussão com a comunidade para debater qual a melhor forma de realizar o evento. “Vamos fazer uma audiência pública para que todos possam dar suas sugestões”,  explicou. Edinho questionou também com relação a viabilidade do evento. “Já se ouve falar entre R$ 600 e R$ 700 mil de prejuízo, se fossemos investir em saúde, educação ou infraestrutura, não seria talvez melhor?”, questionou.

A discussão sobre a festa da cebola seguiu  com a palavra do vereador Leandro Heinzen (PSB). Para Heinzen, o foco de Expofeira está infelizmente sendo perdido aos poucos. “Não adianta mais ir expositor lá pra tentar vender, porque só tem prejuízo. Temos que voltar a ter foco nas empresas e não só na festa. Não é só da festa agora, já vem de outras edições isso e cada ano tem sido pior”, pontuou.

Mas alem dos questionamentos e sugestões houve também elogios para o evento e para a organização. Para o vereador do PSDB, Jaime Sens, a festa desse ano foi prejudicada pela chuva. “Infelizmente o mau tempo fez reduzir consideravelmente a quantidade de pessoas que passariam pela festa. Não tenho dúvida que se tivesse dado tempo bom, com sol, nós teríamos arrecadado R$ 400 a R$ 500 mil reais de positivo. Não podemos falar agora em prejuízo. Vamos esperar o resultado oficial, pra depois criticar”, ressaltou.

O presidente da casa Adriano Coelho (PP) encerrou o assunto fazendo uma avaliação da festa. Para ele a chuva de fato atrapalhou o resultado final da participação do público, porem segundo Coelho não pode ser colocado como único fator. “ Eu busquei os balancetes de eventos anteriores para comparar as entradas por dias, e é possível perceber a diferença na venda antecipada de ingressos e passaportes dessa edição com as edições passadas. Mas quero aqui parabenizar a organização, o presidente da Festa Adriano Velho e a rainha e as princesas que se empenharam para que a festa fosse um sucesso”, finalizou.

Câmara de Vereadores de Ituporanga

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/04/2019 - 09:58:06 por: Erlon Carlos Thiesen - Alterado em: 11/04/2019 - 10:00:02 por: Erlon Carlos Thiesen