Adiumir Petters é homenageado com Medalha do Mérito Legislativo Matias Gil Sens

AdiumirPetters nasceu em 21 de dezembro de 1939 na localidade de Dona Luiza, Salto Grande, distrito de Bom Retiro.

É filho de Rodolfo Petters (em memória) e Judith DemarchiPetters. Seu pai era agricultor e sua mãe costureira. Tiveram 10 filhos.

No ano de 1949 seu pai adquiriu uma pequena venda de secos e molhados, onde ele já colaborava nos trabalhos do comércio.

Estudou na Escola Isolada Dona Luiza até completar a terceira série do antigo primário. Até o início do ano de 1966 continuou seu trabalho no comércio de seu pai e, também na lavoura.

Casou-se em 21 de maio de 1966 com Onadir Olga Vicente, professora. Nesse mesmo mês de maio mudaram-se para Atalanta, onde foi trabalhar na Firma F. Zimmermann S.A. como balconista da loja e mercado, até o dia 30 de março de 1969.

A partir de 1º abril deste mesmo ano ingressou na Cia Fábrica de Papel Itajaí, aqui em Ituporanga, sendo que sua esposa continuou a residir em Atalanta, onde lecionava. Em dezembro do ano em curso mudaram-se para Ituporanga, trazendo na bagagem duas filhas: Fábia Luciane e Ádria Helena.

Em abril de 1972 a razão social da empresa passou para Pinho Fibras Ltda, onde já exercia a função de recursos humanos e setor financeiro.

No ano de 1976, sob nova direção, sua razão social passou para Águas Negras S.A. Indústria de Papel, exercendo o cargo de Gerente Administrativo e Financeiro, até esta data, completando quarenta e cinco anos e sete meses de trabalho dedicado à Empresa.

Em 1969, após vinte anos fora dos bancos escolares, voltou a estudar e concluiu o antigo ginásio e depois colou grau em técnico em contabilidade no ano de 1975, e nesse mesmo ano nasceu seu filho: André Vinícius.

Além de sua dedicação à família e ao seu trabalho profissional, o esporte por alguns anos fez parte de sua vida. Neste ano de 1975 foi convidado como dirigente pela Comissão Municipal de Esportes, para fazer parte como treinador da equipe de Futebol de Salão.

As maiores conquistas vieram com o nosso Moitas Atlético Clube. Foram nove conquistas seguidas, como campeão pela Liga Regional Alto Vale.Estes campeonatos eram disputados por equipes de vários municípios como: Taió, Trombudo Central, Laurentino, Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul. No âmbito estadual o Moitas destacou-se jogando com grandes equipes como: Besc e Tigre de Joinville, União de Criciúma, Colegial de Florianópolis, Sadia de Concórdia, Perdigão de Videira e Itajaí. Num memorável jogo Moitas venceu a Super e poderosa Perdigão de Videira, tendo craques como: Pansa, Mauro Brasília, Douglas, Paulinho e Jackson. O ginásio Vermelhinho de Videira estava super lotado e a equipe do Moitas saiu às 14h de Ituporanga, numa Kombi, dirigida pelo técnico Adiumir, com mais nove atletas, entre eles: Valdecir, Juvenal, Lourenço, Juquinha, Imbuia, Ni, Vorli e Sapo. A equipe era só raça, fibra, garra, totalmente amadora e muitas vezes eles próprios custeavam as despesas de viagem. No final deste jogo com a Perdigão, quando estacionaram a Kombi em frente a um restaurante, foram recepcionados com tiros de revolver para o ar, pelo próprio dono do estabelecimento.

Moitas sempre se destacou nos torneios de verão Brejeiros da Madrugada onde surgiram novos atletas como: Edésio, Ricard, Joãozinho, entre outros.

Participou também durante alguns anos como membro da diretoria da Sociedade 25 de Abril, e prestou trabalho comunitário na Festa da Matriz Santo Estêvão.

Recebeu homenagem como Amigo do 13º Batalhão da Polícia Militar de Rio do Sul, no ano de 2010.

Hoje, após 48 anos de vida conjugal, sua família é constituída por: filha Fábia Luciane, casada com Fábio Campregher, tendo dois filhos, Murilo e Vinícius. Filha: Ádria Helena, casada com João Roberto Bevilaqua, tendo dois filhos, Matheus e Maria Eduarda. Filho André Vinícius, casado com Rosana Moraes, tendo a filha Laura.

Por toda a dedicação desprendida ao povo ituporanguense, pelos relevantes trabalhos prestados principalmente pelo esporte de Ituporanga, a câmara de vereadores de Ituporanga tem a honra de homenageá-lo com a medalha do mérito Legislativo Matias Gil Sens.