Deonísio dos Santos recebe Título de Cidadão Ituporanguense

Nascido em Imbuia,  no dia 02 de outubro de 1973, Deonísio dos Santos é filho de Ancelmo Guilherme dos Santos (in memorian) e Maria Cardoso dos Santos. O inicio de sua alfabetização foi na Imbuia e aos sete anos quando passou a residir em Ituporanga seguiu os estudos até o término do ensino fundamental.

Uma das maiores tristezas na infância de Deonísio foi a perda do pai em 1982, quando a família ainda morava na Imbuia. Com muita dificuldade, a mãe Mariazinha ia mantendo os filhos. Não conformado com a situação, em 1987, um dos tios de Deonisio, o Tio Nem resolveu convidar toda a família para vir morar em Ituporanga. E foi o que a família fez. Em busca de melhores condições de vida, no mesmo ano, Mariazinha e os seis filhos vieram morar em Ituporanga. A mãe de Deonísio assim que chegou na cidade, conseguiu vaga de merendeira para trabalhar em uma escola do município. Com o Salário de merendeira, que era um salário mínimo, dona Maria ainda com dificuldades sustentava os filhos em Ituporanga.

Aos treze anos para ajudar no sustento da casa Deonísio começou a trabalhar. O primeiro emprego foi na fábrica de chinelos. E o garotinho que já trabalhava desde cedo, tinha sorte. Com alguns trocados que ganhou no emprego, resolveu tentar a sorte em uma aposta no jogo do bicho. E não é que ele conseguiu ganhar um bom valor em dinheiro, com aquela aposta que fez!?? O valor ganho serviu pra que a família saísse do aluguel, e o dinheiro foi utilizado para a família adquirisse a casa própria. Mesma casa onde a mãe de Deonísio ainda mora hoje.

Ainda quando jovem trabalhou na Fábrica de alumios do tio e na fábrica de balas. E aos 19 anos foi ambicioso e começou a empreender em Ituporanga. / Na parceria de um amigo seu primeiro empreendimento foi o Animal’s Bar. O negócio deu certo por um tempo, e depois de uns três anos resolveu vender o bar, e voltou a trabalhar com o tio na esquadria de alumios.

Como sempre foi ligado ao esporte, recebeu convite do então prefeito Carlos Hoegen, para assumir o departamento do esporte de Ituporanga, ficando na função por um período de pelos menos 10 anos. Como diretor de esportes, desenvolveu várias ações que são lembradas até hoje. Deonísio foi o Idealizador da Copa Cebolão, que é realizada até os dias atuais; foi organizador do Campeonato da industria e comercio, com recorde de participação, com mais de 40 equipes e fundou escolinhas de base, nos bairros e nas comunidades do interior, como forma de incentivar o esporte na região.

Deonísio é lembrado também quando o assunto é o Moitas. Alem de ter uma pequena passagem como jogador da equipe, fez parte da diretoria do Moitas, e estava na diretoria quando a Equipe conquistou o título de campeã estadual da primeira divisão no estado, no ano de 2010.

Na vida empresarial, Deonísio também é destaque. É sócio proprietário da loja ponto econômico, Deonas Esportes e do Supermercado ponto econômico, gerando hoje mais de 30 empregos diretos. / Recentemente também no ramo empresarial, conseguiu realizar o maior sonho da vida, que era criar um ambiente com a possibilidade de desenvolver atividades esportivas, fazendo um trabalho social para as crianças, criando as escolinhas de base. / A exato um ano, o CT Deonas esportes prestas seus serviços. / Atualmente são mais de 150 crianças atendidas, que participam de aulas semanais./ O Espaço é palco ainda de competições esportivas que integram jogadores e adeptos ao esporte de toda a região.  Ajudam na coordenação desse trabalho, os parceiros Quirino e Juliano. Para Deonísio, o empreendimento, o CT Deonas é uma possibilidade de dar aos jovens uma oportunidade de viver a vida de uma forma melhor e mais saudável, já que o esporte também abre oportunidades.

Deonísio casou em outubro de 1997 com Ida Terezinha Holler dos Santos  e da união tiveram um filho: Murilo Ancelmo Holler dos Santos, que esta com dois anos.

Apesar de muitas conquistas pessoais, Deonísio destaca que sua maior riqueza é a família em especial a mãe.  Foi ela que apesar de ter ficado viúva ainda com os filhos pequenos, apesar de todas as dificuldades, conseguiu passar para os filhos os principais valores da vida: educação, caráter e humildade, valores esses que mantem a família unida até hoje.

Por ter contribuído com o desenvolvimento do esporte em Ituporanga, por ser destaque no meio empresarial do município e por oportunizar que várias crianças tenham acesso a esporte de base no município, a câmara de vereadores de Ituporanga tem a honra de entregar-lhe o título de Cidadão Ituporanguense.