Empresário Idilário Pottratz recebe Título de Cidadão Ituporanguense

Filho de Alfredo Pottratz e Lucinda Pottratz, Idilário Pottratz nasceu em concórdia no dia 21 de março de 1951.  Quando criança, ao lado dos seis irmãos, sempre ajudou os pais nas atividades agrícolas e também na criação de porcos.

Foi alfabetizado na escola do distrito de Arabutá em Concórdia, e depois estudou na Escola Agrotécnica Federal onde concluiu a oitava série e o segundo grau fez em Concórdia no Colégio São José. Enquanto estava na escola agrotecnica, despertou o interesse pela função de engenharia agronômica e assim que concluiu o segundo grau, foi em busca de uma graduação. E em 1976 se formou engenheiro agrônomo pela Faculdade de Pelotas no Rio Grande do Sul.

Logo depois de formado veio para Ituporanga. Chegou na cidade em 1979, para assumir a vaga de responsável técnico na empresa Alves e Miller S/A, função que desempenhou até 1990. Em 1986, casou-se com Ivene Terezinha Pottratz. Da união nasceram dois filhos, Luciana e Juliano.

Formado em Agronomia, quando veio a Ituporanga, uma das missões de Idilario era produzir sementes de cebola, por isso trabalhou na gerencia de produção de cebolas e cereais, sendo um dos pioneiros na produção de semente de cebola do estado de Santa Catarina.

Em 1990 foi o fundador da Associação de Produtores de sementes de Cebola de Santa Catarina. De 1989 a 1994  foi sócio proprietário e fundador da cerealista União Agrícola, quando se dedicou a comercialização de cebola e cereais.

Uma das pretensões de Idilario em Ituporanga era abrir uma loja técnica, com agropecuária e assistência com profissionais capacitados para prestar orientações aos produtores. E o sonho foi realizado no ano de 1993, quando inaugurou a empresa Idilário Mercadão do produtor. A empresa já conta com 21 anos de atividade, sendo que alem da matriz em Ituporanga, abriu uma filial em Aurora e conta com 13 colaboradores diretos.

Como técnico sempre esteve envolvido e preocupado em proporcionar capacitações e treinamentos para que os agricultores da região pudessem obter maior produtividade nas culturas de cebola e outros cereais.

Idilário Pottratz se destaca também no cenário político de Ituporanga. Foi secretario de Agricultura na administração de Rogério Mendonça e por dois mandados foi presidente  do PMDB de Ituporanga.

Sempre dedicado, serviu por anos a comunidade em busca do desenvolvimento da sociedade. Foi sócio fundador da Obra Social Evangélica, que é responsável pelo ensino e educação da Escola Bom Pastor e também na recuperação de vidas no centro de recuperação Renascer.  Por dois mandatos foi presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Ituporanga e também foi por duas vezes presidente da Paróquia Evangélica Luterana de Ituporanga. Foi também presidente do conselho Deliberativo da Escola de Ensino Fundamental MontiAlverne, foi secretário do lions Clube de Ituporanga, ocupou também o cargo de Diretor de Agricultura da Associação Comercial e industrial de Ituporanga, assumiu a função de diretor distrital da Federação da Câmra de Dirigentes Logistas do Estado de Santa Catarina, diretor de capacitação e treinamentos na Câmara de Dirigentes Logistas da CDL de Ituporanga e Presidente da CDL entre 2012 e 2014 e atualmente na mesma associação ocupa o cargo de Diretor de comunicação.

Pela  colaboração no desenvolvimento da agricultura no município, por colocar Ituporanga em destaque estadual o quesito produção de sementes de cebola e também por ser solidário em prol da sociedade, temos a honra de lhe conceder nesta noite o Título de Cidadão ituporanguense.