Secretário de Saúde atende convite e responde questionamentos de vereadores durante Sessão na Câmara

A sessão que durou cerca de duas horas aconteceu na quarta-feira (05) e o Secretário de Saúde José Carlos de Farias pode informar aos vereadores principais ações que estão sendo executadas na sua pasta nesses primeiros seis meses.

Atendendo convite do presidente da Câmara de Vereadores de Ituporanga, Adriano Coelho (PP), compareceu a sessão da última quarta-feira (05) o secretário de saúde do município, José Carlos de Farias. Durante mais de uma hora Farias respondeu a questionamentos feitos pelos vereadores e pode apresentar informações importantes como o relatório de todo o atendimento prestado pelos médicos, entrega de medicamentos e qual a previsão de investimento, ainda para este ano, na área da saúde em Ituporanga. Ele comentou que no início do ano começaram a surgir problemas no fornecimento de medicamentos na farmácia básica, relatando que a licitação disponível para fazer a compra de medicamentos havia vencido no final de dezembro. “Só no mês de fevereiro é que conseguimos prorrogar a licitação e a partir daquele mês conseguimos comprar os medicamentos. Hoje são quase 80 mil reais gastos por mês somente com a compra de medicamentos. Esse ano os investimentos já chegam a 390 mil reais. A nossa farmácia básica tem uma relação de 225 itens na Rede de Medicamentos Municipais, desses 178 estão com saldo, alguns zerados, muitos por não serem pedidos pelos médicos em receituário”, explicou o secretário.

O Presidente da Casa Adriano Coelho (PP) relatou a importância da vinda do Secretário de Saúde de Ituporanga até a Câmara. “Por muitas vezes foi cobrado aqui durante as sessões os problemas referentes à saúde do município. Fizemos então o convite ao Secretário para que viesse relatar as dificuldades e também o que está sendo feito para amenizar os problemas. Ele trouxe documentos importantes, inclusive cada vereador recebeu uma cópia, acho que usou bem o tempo na tribuna explicando como recebeu a secretaria e o que vem sendo feito desde então. A participação de cada vereador foi muito boa também, tiveram tempo para indagar, criticar ou até mesmo para elogiar o trabalho da secretaria”, concluiu.