Vereador pede ampliação de vagas em creches no município

Com a chegada do período de matrícula é grande o número de crianças na fila de espera e deve aumentar no ano que vem. A cobrança da continuação da obra da Creche do Girassol também foi feita.

A falta de vagas nas creches e a grande fila de espera é um problema relatado pelos pais há muito tempo. Com o início das matrículas e rematrículas a fila tende a aumentar ainda mais. Durante o uso da palavra livre, na sessão de segunda-feira (22), o vereador Adriano Coelho (PP), relatou que o Ministério Público já tem a lista com a quantidade de crianças que esperam por uma vaga e a situação é preocupante. “É um problema grave e que vai ficar pior, é só ir nos postos de saúde e verificar a quantidade de mulheres grávidas, que futuramente, na sua maioria, também irão necessitar de vagas nas creches", comentou.

O vereador ainda lembrou da cobrança de outros legisladores durante os últimos meses a respeito da Creche do Bairro Girassol. “A cobrança é grande, a obra está parada, não sei o que o executivo tem como plano para esse Centro de Educação Infantil, mas seria interessante retomar a obra, são mais vagas para as crianças, desafogaria a fila de espera”, disse.

Coelho ainda citou um exemplo, o Centro de Educação Infantil Dr. Mario César Sens, no Bairro Gabiroba, que atende cerca de 100 crianças e têm mais 100 na fila esperando por uma vaga. “Não existe mais espaço para ampliar aquela unidade, não tem como fazer mais salas, enfim, um problema que não será resolvido tão cedo. São muitas crianças na fila, a construção da Creche do Girassol ajudaria nesse caso e em tantos outros na cidade. Precisamos repensar também outras alternativas de como criar novas vagas”, finalizou.