Vereador pede criação de setor para apoiar Jovem Aprendiz em Ituporanga

Indicação de autoria do vereador Mário César Hillesheim “Mário da Saúde” foi feita na sessão de segunda-feira (26).

O vereador Mário César Hillesheim "Mário da Saúde" (PSDB) apresentou indicação na câmara de vereadores de Ituporanga solicitando que a administração municipal estude a criação de um setor para apoiar o jovem aprendiz na busca do primeiro emprego. Segundo o vereador, hoje na prefeitura não existe um setor ou programa que auxilie esses jovens que desejam entrar no mercado de trabalho. “Acho que a Secretaria de Indústria e Comércio poderia em conjunto com a ACIAI e CDL, buscar junto as empresas o incentivo a abertura de vagas para adolescentes que estão na busca do primeiro emprego”, explicou.

Segundo o vereador, em Ituporanga apenas a empresa ROVITEX destina vagas a jovens aprendizes."É muito difícil o jovem conseguir emprego, ter uma oportunidade. É Interessante ter  uma pessoa responsável, que fosse com eles nas empresas, que ajudasse a montar o currículo e orientasse em qual setor eles poderiam se encaixar”, sugeriu.

Mário da Saúde ressaltou ainda que muitas famílias carentes, com adolescentes em casa podendo trabalhar para ajudar no orçamento, não conseguem emprego, seja por falta de conhecimento ou por falta de acesso as empresas . O vereador revelou que já teve uma conversa com o secretário de Indústria e Comércio que garantiu que vai conversar com as entidades responsáveis para juntos estudarem uma forma de auxiliar na execução desse programa.

O vereador Claudinei Eyng “Beleco” (MDB)  comentou que o atual secretário de Indústria e Comércio de Ituporanga demonstra um sentimento diferente dos outros anos. “Ele realmente veio pra somar na administração com um gás novo e novos pensamentos. Sugiro se seja criada uma equipe de apoio para captação de recursos e financiamentos para desenvolver o crescimento dessas empresas, pois elas crescendo, vão gerar mais empregos”, finalizou.