Vereador pede que Câmaras se unam em prol do credenciamento do  Centro Oncológico de Rio do Sul

O vereador Mário Hillesheim “Mário da Saúde” destacou a importância de se encaminhar uma moção a União das Câmaras do Alto Vale do Itajaí (UCAVI), pedindo a união de todos os vereadores da região em prol do início dos trabalhos do Centro Oncológico do Hospital Regional.

O vereador Mário Hillesheim "Mário da Saúde" (PSDB), durante o uso da palavra livre na sessão da última segunda-feira (28), solicitou que seja enviada à União das Câmaras do Alto Vale do Itajaí (UCAVI), uma moção pedindo o apoio e união de todos os vereadores da região para que consigam o credenciamento para o início dos trabalhos no Centro Oncológico do Hospital Regional. Segundo o vereador, só em Ituporanga, são mais de 200 pessoas que precisam se deslocar até Lages ou Florianópolis toda semana para realizar o tratamento. “São 400 quilômetros entre ida e volta, é cansativo, precisam sair de casa às 4 horas da manhã, ficar 5 horas recebendo o medicamento e pegar a estrada vir para casa e chegar quase sempre a noite. Tendo o Centro Oncológico aqui perto será muito mais prático e menos cansativo aos pacientes, que já tanto sofrem com esta doença”, explicou o vereador.

O Centro Oncológico do Hospital Regional terá capacidade de realizar 62 cirurgias por mês, além de 500 atendimentos mensais em quimioterapia e radioterapia, posteriormente  em hematologia e tratamento de miomas. Além disso o Hospital terá o PET-Scan, equipamento  de ultima geração que permitirá  medir a atividade metabólica das lesões, podendo mostrar a presença de alterações funcionais antes mesmo das morfológicas, tendo assim um diagnóstico ainda mais precoce de doenças neoplásicas.

O Presidente da câmara, Adriano Coelho (PP), ainda na terça-feira (29), encaminhou o pedido do vereador Mario Hillesheim à UCAVI. Ele espera que na próxima sessão a Moção já possa ser  votada e aprovada pelos demais vereadores.

Câmara de Vereadores de Ituporanga