Vereador propõe criação de Programa Aluno Guia em Ituporanga

Indicação de autoria do vereador Marcelo Machado (PP) relata a importância do Programa, já realizado em outras cidades, na educação de alunos e motoristas.

A proposta de criação do Programa Aluno Guia pelo executivo foi apresentada na sessão de segunda-feira (21) pelo vereador Marcelo Machado (PP). Segundo o vereador em outras cidades da região, como Rio do Sul, esse projeto já existe e vem trazendo resultados positivos no município. “Quando vamos a Rio do Sul vemos que os motoristas já têm um respeito maior, param na faixa de pedestre, isso é importante. Lá esse programa do Aluno Guia já existe e é uma forma de educar, não só os alunos, mas também os motoristas a terem um cuidado maior no trânsito”, explicou.

Machado salientou que em Ituporanga esse programa poderia ser criado com o envolvimento dos vereadores mirins. “Cada escola aqui no município tem um vereador mirim que poderia estar auxiliando. É um programa fácil de ser implantado e auxiliaria muito, principalmente nas saídas dos alunos, já que a chegada é mais distribuída", comentou.

O vereador destacou que a falta de respeito por parte dos motoristas é muito grande e com o programa isso poderia mudar. “Quando os motoristas de Ituporanga vão para Rio do Sul eles param na faixa e aqui não. O projeto viria para educar os nossos motoristas e também as nossas crianças desde a escola. Por isso fiz essa indicação de criação do Programa. Vou conversar com a Secretária de Educação e com o vereador Leandro Heinzen (PSB) para incluir os vereadores mirins nesse projeto”, concluiu.

Segundo o vereador Leandro Heinzen (PSB) O projeto vem sendo debatido desde o ano passado e foi proposto por uma vereadora mirim. “A Escola Roberto Moritz aceitou, tem a intenção de fazer, conversamos com a PM, o subtenente Cordeiro também abraçou a ideia e repassou aos seus superiores e o projeto foi encaminhado. Estivemos visitando a Escola Paulo Cordeiro em Rio do Sul, que já implantou o projeto, lá é feito em parceria com a Guarda Municipal e funciona perfeitamente e também é bastante divulgado”, destacou.

Heinzen comunicou ainda que a Polícia Militar já elaborou um cronograma e deve apresentar nos próximos dias. “O problema relatado pela PM é a falta de pessoal, alguém que coordene todo o trabalho. A princípio seria pego uma escola modelo e depois de estar funcionando seria então repassado a outras unidades de ensino na cidade. Teria a participação da Prefeitura na compra de placas e outros equipamentos, isso já está sendo levantado e repassado ao Departamento de Trânsito. O projeto está andando e em breve deve entrar em funcionamento”, finalizou.