Vereador sugere fechamento de rodovia em apoio aos cebolicultores da região

Ato serviria para chamar atenção das autoridades para os problemas enfrentados pelos produtores nesta safra 2016/2017

A insatisfação dos produtores de cebola com o baixo preço para a comercialização da hortaliça em toda a região foi tema mais uma vez na Câmara de Vereadores de Ituporanga. O assunto foi levantado nessa semana pelo vereador Almir Scheffer (PMDB). Para o vereador é necessário fazer uma mobilização e fechar as rodovias na região para cobrar atitudes das autoridades.

“Nossos produtores estão com muitos problemas nessa safra. O baixo preço, problemas na classificação, o medo da importação do produto de outros países e ainda a dificuldade para quitar os financiamentos nas agencias bancárias. É preciso fazer alguma coisa”, desabafou.

Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país, responsável por um terço da produção nacional, com a previsão de 600 mil toneladas em 2017.  Apenas em Ituporanga, a safra passou de uma média de 20 toneladas por hectare em 2016 para 45 toneladas por hectare neste ano. Já o preço foi de R$1,50 pelo quilo para R$ 0,55.

“Temos um super safra e se deixarmos com está, muitos produtores não conseguirão nem vendar o que produziu e para quitar dívidas terão que se desfazer de bens que possuem na propriedade”, acrescentou.

Ainda segundo o vereador “Titi Scheffer”, é preciso unir as classes que defendem os agricultores e junto com os sindicatos e a imprensa, fazer uma mobilização.

Vamos parar a rodovia e exigir que o Ministro da Agricultura venha até aqui e se comprometa e de fato faça alguma coisa. “Se nós, formos a Brasília, vamos entregar documentos, e esses documentos ficam engavetados e nada acontece”, concluiu.

Pela sugestão do vereador o manifesto a  paralisação teria que ocorrer ainda neste mês de março, antes da realização da 24ª Expofeira Nacional da Cebola, que será realizada em abril.

Câmara de Vereadores de Ituporanga