Vereador sugere moção de repúdio ao Secretário de Estado da Saúde

Falta de medicamentos e de manutenção em equipamentos tem dificultado a vida de pacientes portadores de câncer que buscam tratamento em Lages.

O vereador Mário César Hillesheim “Mário da Saúde” (PSDB) na sessão da última quarta-feira (07), solicitou o encaminhamento a UCAVI (União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí) uma Moção de Repúdio, para deliberação na assembleia do dia 17 de março na cidade de Agronômica, ao Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, pelo descaso com os pacientes portadores de câncer em tratamento no Hospital Tereza Ramos na cidade de Lages. Tal fato caracteriza-se  pela falta de medicamentos de uso contínuo e a falta de manutenção dos equipamentos utilizados para exames de resonância, endoscopia e tomografia.

Segundo o vereador, vários pacientes de Ituporanga, que são levados ao hospital de Lages para tratamento de câncer, estão sofrendo desde o mês de dezembro com a falta de medicamentos. "São mais de 60 dias sem medicamentos. No Início de fevereiro chegaram 6 mil comprimidos, cuja a demanda por mês é de 9 mil comprimidos, então já teve paciente que ficou sem a medicação", afirmou.

Mário revelou ainda que existem pacientes que estão sem poder fazer uma tomografia por falta de um simples contraste, outros estão a espera do conserto dos equipamentos usados na realização de exames de resonância, endoscopia e tomografia. "Muitos pacientes estavam sendo encaminhados para fazer esses exames em uma clínica particular, mas como ela está há quatro  meses sem receber, parou de atender", destacou.

Para o vereador a única forma para tentar reverter a situação e fazendo pressão. Ele solicitou o apoio do presidente da Casa, vereador Jaime Roberto Sens (PSDB) e do vereador Adriano Coelho (PP), que preside a UCAVI, para unir forças com outras câmaras de vereadores, para que encaminhem juntas essa moção de repúdio.

Câmara de Vereadores de Ituporanga