Vereadores de Ituporanga trazem boas notícias de viagem à Brasília

Além de participar do Encontro Nacional dos Vereadores algumas reivindicações serão encaminhadas em prol da região

Os vereadores Diogo Gastaldi (PMDB), Mário Hillesheim, o "Mário da Saúde"  (PSDB) e o Presidente da Casa Adriano Coelho (PP), estiveram de 25 a 28 de abril cumprindo agenda em Brasília. O principal compromisso dos representantes do Poder Legislativo ituporanguense foi à participação na Marcha dos Vereadores à Brasília, organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Além disso, os vereadores participaram de audiências onde deixaram pleitos para Ituporanga e região.

Entre as audiências, por meio do senador Dário Berger (PMDB), foi deixada a indicação na Defesa Civil Nacional, para a liberação de recursos para a compra de um caminhão chupa cabra, para o desentupimento de bueiros e auxílio na limpeza da cidade em casos de alagamentos ou um veículo para ser utilizado  no trabalho do dia-a-dia dos próprios integrantes da Defesa Civil Municipal de Ituporanga.

“Na defesa Civil Nacional fomos atendidos pelo catarinense Newton. Ele se comprometeu em atender nosso pedido. Deve ser repassada a Defesa Civil Municipal uma caminhonete e ele prometeu empenho para liberar mais de R$ 600 mil que estão emperrados na Defesa Civil Nacional desde 2013. Vamos acompanhar e cobrar esses compromissos”, explicou o presidente.

Outra audiência importante que os vereadores ituporanguenses participaram foi com o presidente Nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“No DNIT tive a oportunidade   de representar a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), onde entreguei algumas reivindicações da entidade principalmente com relação a BR 470, que diretamente beneficia Ituporanga e toda a região da cebola. Não recebemos notícias muito positivas, até porque a duplicação deve demorar um pouco, porém existe uma garantia que serão realizadas obras para a recapagem completa da rodovia”, relatou.

A cebola também esteve entre os pleitos dos representantes do Poder Legislativo de Ituporanga . Por meio do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB), foi realizada uma audiência com a secretária executiva da secretaria que cuida da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC).

“Acredito que foi um dos pontos altos das audiências que participamos. Além de sermos muito bem atendidos, tivemos a oportunidade de explicar como funciona a cultura da cebola e qual a representatividade da hortaliça para a região. Conseguimos inclusive mostrar pelas redes sociais o manifesto realizado recentemente na região, pedindo a inclusão da cebola na lista LETEC”, relembrou Coelho.

Ainda sobre o assunto, o presidente da casa explicou que a secretária executiva ficou sensibilizada com a situação enfrentada pelos produtores e se comprometeu na tentativa de agilizar o processo de inclusão. “Descobrimos que tinha uma falha, e que ao invés de pedir a inclusão estava lá a solicitação para a retirada da cebola da lista, e que faltam ainda alguns dados, porém acreditamos que em breve teremos o pedido atendido, para o bem dos nossos produtores”, concluiu.

Além das audiências, os vereadores visitaram os gabinetes das autoridades políticas que representam a Região da Cebola em Brasília. “Temos que aqui agradecer em particular as equipes dos Deputados Federais Esperidião Amin (PP) e Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e do Senador Dário Berger (PMDB) que fizeram questão de nos acompanhar nas visitas e nas audiências que foram agendadas”, finalizou.

Já no encontro promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), os vereadores participaram de palestras que trataram sobre temas importantes, como as mudanças na previdência social, as funções do vereador, a importância de se criar novas leis, será um momento de aprendizado que depois vamos socializar com os demais legisladores.