Vereadores enviam Moção de aplauso ao editor chefe do programa Globo Rural

O documento agradece e afirma que a ação é motivo de estímulo e esperança para todos os cebolicultores.

            Por iniciativa da bancada do PP e do presidente da Casa, Adriano Coelho (PP), foi apresentada e aprovada em plenário  na sessão da última segunda-feira (26), Moção de Aplauso ao editor chefe do programa Globo Rural, agradecendo a veiculação de um vídeo que fala sobre a produção nacional da cebola, sua importância para a Agricultura Familiar, além de apresentar dados econômicos e mostrar os benefícios do consumo da hortaliça e seus valores nutricionais. O documento, que contou com o apoio de todas as bancadas, a pedido do vereador Adriano, foi subscrito por todos os vereadores.

            No documento os vereadores destacam que Ituporanga é o maior produtor de cebola do Brasil, fato que dá ao município o título de Capital Nacional da Cebola e que agora no período da entressafra os agricultores estão apreensivos quanto a comercialização da próxima safra, tendo em vista os preços praticados na safra anterior. A veiculação do vídeo além de estimular e alegrar os produtores, enaltece a autoestima e traz esperança de dias melhores, pois, incentiva o consumo e mostra as propriedades e benefícios do produto.

            O vereador Leandro Heinzen (PSB) comentou que a produção do vídeo com certeza é resultado das manifestações dos agricultores na safra de 2016 e que todo o esforço está aos poucos sendo recompensado. “Que fique como exemplo para os pessimistas de plantão que diziam que o movimento dos agricultores não daria em nada. Esse vídeo é uma prova de que o objetivo foi alcançado e as políticas públicas estão acontecendo, talvez não na agilidade que o agricultor espera, mas estão acontecendo”, enfatizou o vereador.

            O vereador Édio Daniel Fernandes “Edinho” (PMDB) também comentou a importância do vídeo, falou ainda que a produção de cebola na nossa região está sendo conhecida em todo o país e se mostrou destaque. “Tudo que pode ser feito para que o nome de Ituporanga possa ser levado para todo o país é de grande valia. Esse programa tem muita audiência, e os agricultores de todo o Brasil certamente tomaram conhecimento de como é feita a produção, colheita e comercialização do produto, isso com certeza elevou o nome de Ituporanga”

            O vereador Jaime Sens (PSDB) citou a importância de toda a movimentação dos produtores nessa última safra e que isso precisa continuar. “Eu vi a propaganda que fala muito bem da região sul do país que é uma região muito produtiva. Isso engrandece e nos deixa muito felizes, porque se fala muito bem do produto que hoje é o responsável pela economia aqui na nossa região. Realmente valeu a pena aquela manifestação dos nossos agricultores e agora certamente é uma forma de agradecer através dessa moção, tendo como iniciativa os vereadores do PP”, finalizou o vereador.